Testamos: Ferramenta de tradução em tempo real do Skype

quinta-feira, janeiro 21st, 2016

Skype

Faz algumas semanas, o Skype apresentou ao público sua nova ferramenta, que traduz texto e áudio em tempo real, para uma grande quantidade de idiomas. É só clicar no ícone de globo terrestre na parte superior da tela, selecionar seu par de idiomas e começar a se comunicar. E quem melhor para testar esta funcionalidade do que a equipe de tradutoras da Vernaculum? Acompanhe abaixo como o Skype se saiu no teste!

Par de Idiomas 1: Inglês x Português (e vice versa)

Para não dizer que apelamos demais, testamos o programa com algumas frases da literatura, de diferentes complexidades, além de tentar uma conversação normal.

1

2

 

No geral, ao tentar uma conversação normal o programa se saiu bastante bem, tirando alguns deslizes como o apresentado acima. Além de algumas traduções não muito acertadas, ele também traduziu termos que não precisavam ser traduzidos. E isso foi o mais engraçado:

3

4

E, finalmente, ao testar com frases prontas ou provérbios, ele funcionou de forma mediana. Não sendo a tradução mais apropriada mas viabilizando o entendimento apesar de tudo:

5

6

Par de idiomas 2: Espanhol x Português

Apesar de acharmos que a ferramenta funcionaria melhor com este par, por ser línguas mais próximas, a qualidade da tradução foi média, com algumas frases traduzidas perfeitamente, e outras com uma tradução bem confusa:

Exemplo de tradução boa:

7

8

Exemplo de duas traduções médias:

9

10

Apesar de serem frases tiradas de obras literárias, a complexidade das expressões idiomáticas presentes nestas frases não é tão grande, a ponto do erro ser justificável.

Par de idiomas 3: Português x Inglês

Por incrível que pareça, este foi um dos pares em que o software melhor se saiu. Os erros não eram tão graves e as traduções no geral tinham uma ótima fluência, sem soar esquisitas.

11

12

A apareceram alguns erros, mas nada que dificultasse a compreensão ou trocasse o sentido da frase:

13

14

Par de idiomas 4: Espanhol x Inglês

Finalmente, este último par também proporcionou traduções médias, até mesmo com frases simples, de conversa comum.

15

16

E com frases literárias, de complexidade um pouco maior, a tradução ficou bem estranha:

17

18

Parecer final:

No geral, a qualidade em todos os pares de idiomas contemplados foi semelhante. Apesar de existirem erros de tradução consideráveis, a comunicação ainda é possível em um ambiente mais informal como por exemplo conversar com amigos em outros locais do mundo, ou trocar informações de baixa complexidade. Porém, esta ferramenta talvez não seria o mais recomendável para uma reunião de trabalho, que tenha uma linguagem mais técnica ou específica.

De qualquer forma, o mérito do Skype não pode ser negado por facilitar a comunicação com uma ferramenta tão acessível. Mas uma coisa é certa: na dúvida, procure um tradutor / interprete professional!

Proximamente, iremos publicar nossos testes da tradução em tempo real do Skype com áudio.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vernaculum - Todos Direitos Reservados 2019