Sobre aprender um novo idioma

quinta-feira, novembro 17th, 2016

coruja-aprendizadoVocê é do tipo de pessoa que entra em pânico ao simplesmente pensar em aprender um novo idioma? Nós da Vernaculum temos uma dica para você: não se desespere. Assim como a pressa é inimiga da perfeição, o desespero é o inimigo do sucesso. Todo mundo consegue aprender um novo idioma, não importa quanto tempo isso leve. Se você quer, você consegue. De algum jeito, você consegue. E, justamente por acreditarmos muito nisso, separamos uma pequena lista com algumas técnicas que podem te ajudar a realizar o sonho de aprender um novo idioma, e o que é melhor: completamente de graça! Vejam só:

  1. Se encontrar uma oportunidade de ter contato com o idioma, agarre-a com força:

– Assista e reassista filmes, séries, programas de televisão dublados, com legenda na língua que você deseja aprender. Depois que tiver cansado de fazer isso, assista tudo novamente no idioma original, com a legenda nesse mesmo idioma.

– Tente ler livros em outros idiomas. Pode até começar com gibis ou revistas de sua preferência.

– Escute tudo o que puder: músicas, podcasts, audiobooks. Isto será um treino excelente para desenvolver a sua habilidade de audição. Afinal, quase tudo na vida é treino.

– Procure ler notícias no idioma que deseja aprender diariamente. Isto manterá o seu contato com o idioma e fará com que você se acostume com as estruturas mais formais de um texto escrito.

  1. Seja internacionalmente high-tech

– Reinstale todos os seus aplicativos do celular, todos os seus sistemas operacionais e coloque tudo isso, junto com as suas redes sociais, no idioma que você deseja aprender. Isto será um desafio e tanto.

  1. Construa associações

– Colar lembretes com os nomes de objetos nesses objetos é um exercício e tanto, que vai te ajudar a memorizar o nome de tudo com facilidade, de forma passiva e natural. Vale também incluir ações de um objeto nesses lembretes. Por exemplo:

Geladeira: Fridge / Abrir: Open / Fechar: Close, etc.

  1. Estude sempre

– E que seja de forma leve. Estudar um pouco todos os dias é muito melhor do que estudar muito um dia só. É infinitamente mais eficiente estudar meia hora por dia do que estudar 3 horas por um dia a cada 3 semanas.

  1. Una o útil ao agradável

– Aproveite seu tempo livre, quando você estiver no carro indo para algum lugar, por exemplo, para ouvir músicas ou ler jornais online. Você também pode ler o Vernaculum Dictionary se sua língua de preferência for Inglês ou Espanhol 😉

  1. Encontre alguém para conversar

– Conheça pessoas virtualmente. Você pode começar procurando grupos no Facebook de pessoas que querem aprender um idioma ou até mesmo um grupo nativo daquele próprio idioma. Além disso, você acaba fazendo amigos e aprendendo culturas diferentes, não é o máximo?!

  1. Traduza

Tente traduzir músicas, tirinhas, textos e qualquer coisa que estiver ao seu alcance para o idioma que você deseja aprender. Aumente gradativamente.

Quando você se der conta, já vai saber um novo idioma. Com a equipe da Vernaculum foi exatamente assim. Confira abaixo cada uma das nossas histórias com um novo idioma:

 

Sarah, escocesa: Quando se mudou para o Brasil, decidiu que assistiria a novela “Luz do sol” do começo ao fim e assim o fez, sempre com um dicionário na mão e anotando palavras que ainda não conhecia.

Julia, argentina: Quando chegou ao Brasil, ganhou um livro de palavras infantis em português e espanhol de seu pai.

Eloá, brasileira: Cresceu ouvindo basicamente apenas música internacional e, com o tempo, descobriu que seu hobby mais legal era cantar e tocar violão. Como gostava apenas de música internacional, ouvia muito e tentava traduzir todas elas o tempo todo.

 

Boa sorte e bons estudos!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vernaculum - Todos Direitos Reservados 2019