Happy St. Patrick’s day!

quinta-feira, março 17th, 2016

untitled-1-of-1

Já vestiu suas roupas verdes? Já plantou alguns trevos em seu jardim? Já foi buscar o leprechaun no fim do arco-íris? Pois você deveria! O dia de Saint Patrick já chegou!

Celebrado no dia 17 de Março, o dia de São Patrício é uma data comemorada principalmente na Irlanda, mas vários outros países aderiram à moda deste dia para festejar nos Pubs. Isso, todos nós sabemos. Mas há algumas curiosidades deste dia que não são tão amplamente conhecidas, e são muito interessantes. Veja nossa lista a seguir, para descobrir mais!

  1. A cor de São Patrício não era o verde.

Por incrível que pareça, a primeira cor associada ao santo evangelizador não foi o popular verde, mas a cor azul. Naquela época, a cor verde já era associada a outra figura importante. Com a chegada da Rebelião Irlandesa e de seus soldados, que usavam o trevo característico na lapela, a cor ganhou importância e se popularizou para a comemoração.

2. O símbolo da Irlanda não é o trevo

Sim! Você foi enganado todo este tempo! Na realidade, o símbolo da Irlanda é a harpa. Inclusive, a Irlanda é um dos únicos países a ter um instrumento musical como símbolo nacional. Isto se deve à harpa ter aparecido nos escritos do país desde tempos remotos além de ser muito popular em lendas e na cultura geral do país. O instrumento é tão importante, que ele já apareceu em moedas, bandeiras e brasões do país.

3. O trevo de 3 folhas representa a santíssima Trinidade

Por ser um padre evangelizador, São Patrício utilizava o trevo para explicar como funcionava a Santíssima Trinidade da religião católica. Foi assim que esta pequena plana espalhou sua fama pela região. Mas não se confunda! Várias lojinhas e lugares de Irlanda comercializam lembrancinhas com trevos de quatro folhas da sorte. Não por ele ser o símbolo nacional, mas devido à fama do amuleto.

4. A lenda das cobras na Irlanda

A história de São Patrício diz que ele expulsou todas as cobras da Irlanda. Há controvérsias neste sentido porque em algumas traduções da época, ao invés de cobras, encontramos que ele expulsou sapos da Irlanda. De qualquer forma, nenhuma das duas espécies parece provável pois o clima frio do país impede que elas se reproduzam por lá. Talvez, os escritos eram metafóricos e referiam-se a valores ou ideias não católicos.

Agora sim! Você está pronto para encarar este feriado cheio de curiosidades interessantes para contar aos seus amigos durante a comemoração. A Vernaculum deseja um ótimo dia de São Patrício, lembrando que apesar das comemorações serem muito divertidas, ser responsável em relação à bebida é muito mais!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vernaculum - Todos Direitos Reservados 2019