Dia Internacional da Tradução 2019

sexta-feira, setembro 28th, 2018

Além de todos os poderes contidos na linguagem, a capacidade de passar e transmitir heranças culturais é um dos que mais se destacam no nosso mundo atual. Como mencionamos anteriormente, no caso dos italianos no brasil, essas influências são importantes e muito visíveis. Portanto, não podíamos deixar de aproveitar o tema do Dia Internacional da Tradução 2018: Tradução – Promovendo a herança cultural em épocas de constante mudança.

Além da clara influência na culinária, música e religião, o idioma do brasileiro é um reflexo do processo de formação do país: miscigenado, cheio de influências externas e variado. Uma simples pesquisa no google prova isso!

E, em paralelo com o Dia Internacional de Tradução, é importante de dar destaque para o ano de 2019, que foi definido pela UNESCO como o ano internacional das línguas indígenas, aspecto que está fortemente ligado à cultura brasileira.

Além da óbvia presença de nomes indígenas nas nossas cidades (Sorocaba, Itapetininga, Piracicaba, you name it!) Uma infinidade das palavras do nosso dia-a-dia é herdada do tupi-guarani. Majoritariamente, estes termos são ligados à natureza, como algumas plantas e alimentos (capim, cipó, jabuticaba, pipoca, paçoca, tapioca) e animais (jiboia, siri, jacaré, arara, tamanduá), podendo incluir também algumas outras (como catapora, carioca, jururu, piracema).

Quando nos damos conta da importância indígena na nossa forma de nos comunicar, e da riqueza única que ela dá ao nosso vocabulário – que nos distingue dos outros no mundo inteiro – surge a reflexão de como uma cultura não é melhor, mais avançada ou evoluída do que a outra. A reflexão de que todos os povos merecem ter sua herança, cultura e vida garantidas já que cada povo é único.

Por isso, não poderíamos concordar mais com a proposta das Nações Unidas para o tema de 2019: O foco nas línguas indígenas é uma lembrança e um pontapé inicial para nos conscientizar de que estes povos devem ser preservados e ter seus direitos respeitados.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vernaculum - Todos Direitos Reservados 2019