Dia dos namorados – Brasil

segunda-feira, junho 12th, 2017

Ano passado, falamos no nosso blog sobre o dia de São Valentim. Comemorado em quase todos os lugares do mundo em 14 de Fevereiro como dia dos namorados, possui uma história interessante e é muito popular no mundo inteiro. Porém, se você é brasileiro, deve ter percebido que os costumes no brasil são um pouco diferentes.

No nosso país, diferente da grande maioria dos outros países, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de Junho. O costume de dar presentes, chocolates e afins para a pessoa amada prevalece, mas a cultura brasileira deu sua própria conotação ao feriado. E isso fica claro quando notamos que, um dia após o dia dos namorados, é comemorado o dia de Santo Antônio. O santo casamenteiro.

A popularidade de Santo Antônio em comparação a São Valentim é muito clara e visível tanto na mídia (novelas, literatura, etc.) quanto na comemorações juninas, onde o casamenteiro é um dos tantos santos homenageados. Porém, há outra origem interessante, que remete à década de 40. Na época, uma a equipe de uma famosa loja chamada Exposição Clíper – curiosamente, dirigida pelo publicitário João Doria, pai do atual prefeito de São Paulo – decidiu alavancar as vendas do mês de Junho criando o slogan “não é só com beijos que se prova o amor”, estimulando assim a interação e troca de presentes entre casais. A escolha da grande data, foi justamente por parecer apropriada a realização de uma comemoração relacionada ao amor um dia antes da celebração do santo casamenteiro. Além disso, Junho é um mês de baixas vendas, então uniu-se o útil ao agradável.

E você? Tem o costume de celebrar o dia dos namorados? Em qual data? O amor, certamente é um sentimento que não precise de tradução. Para todas as outras coisas, que precisam quebrar a barreira da comunicação, conte com a Vernaculum para ajudar!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vernaculum - Todos Direitos Reservados 2019