Dia de Reyes

terça-feira, janeiro 5th, 2021

Se temos uma personagem que é característica desta época do ano, é Papai Noel. Ele está em todo lugar, e todos sabem quem ele é. Seja nas propagandas, seja no imaginário das crianças ou nos enfeites das nossas casas, ele reina soberano dentre os ícones desta festividade. Mas já pensou que ele pode ter um concorrente? Ou melhor, três concorrentes? Esta é a história de Melquior, Gaspar e Baltasar, que talvez possam ser desconhecidos aqui no nosso país, mas são famosos em países hispanofalantes.

A Bíblia católica conta detalhadamente como foi o nascimento do menino jesus, em Belém, e dentre esses detalhes está a visita dos três reis magos, que levaram para ele presentes como ouro, incenso e mirra. Estes três homens eram sacerdotes ou sábios que vinham render homenagem ao menino e representavam as regiões até então conhecidas na idade média: Melquior representava os europeus, Gaspar os asiáticos e Baltasar os africanos. No dia 6 de janeiro, celebra-se na Espanha e na América Latina o Dia de Reyes, no qual é comum as crianças deixarem seus sapatinhos na janela, junto com bolachas para os Reis ou, alternativamente, água e comida para dos camelos (diz a lenda que os três andavam em camelo) e, no dia seguinte, os sapatinhos estarão cheios de presentes.

Curiosamente, essas três figuras são quase mais importantes do que o próprio Papai Noel nas celebrações espanholas (na américa latina as duas figuras têm igual destaque), tendo até comidas e peregrinações especiais para esse dia, mas, em países como os anglo-saxões (e também no brasil), estas festividades são praticamente desconhecidas! E o dia 6 de janeiro é mais conhecido como Epiphany, celebrando a apresentação à sociedade e manifestação da divindade do menino Jesus, ao invés de realmente celebrar os três Reis (chamados de Three Kings ou Three Wise Men).

O fato de alguns países latinos (hispanofalantes, especificamente) ainda praticarem essa tradição é um sinal claro da influência cultural dos países colonizadores, mesmo depois de tantos anos. Além de Reyes, os latinos herdamos da Espanha o costume de comer torrone e uvas nas celebrações de fim de ano. A cultura viaja e se renova, mas sempre mantêm sua essência.

Assim, nesta época do ano, a qual todos costumamos usar para olhar para atrás, relembrando nossas conquistas e celebrando com a família, é um bom momento para tentar entender melhor a riqueza de todas essas tradições, e a grande quantidade de tempo que elas levam sendo praticadas e formando parte das nossas vidas! E você? Já conhecia este dia? É comum falar sobre ele na sua região ou país? É mais popular Papai Noel ou Reyes? Conte para nós nos comentários! E Feliz Dia de Reyes!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vernaculum - Todos Direitos Reservados 2019