Curiosidades culturais: Dia do amigo na América Latina e o homem na lua

segunda-feira, julho 25th, 2016

No dia 20 de Julho, é comemorado na América Latina o Dia Internacional da Amizade. Este dia tem como intuito principal a celebração da amizade entre as pessoas e, de modo geral, as pessoas da Argentina, Brasil e Uruguai aproveitam este dia para se reunir com amigos, marcar reencontros ou até mesmo enviar declarações de amizade eterna no Facebook. O que nem todos sabem, é de onde surgiu esta data tão especial.Para todos os fanáticos da ciência, ou para aqueles que simplesmente gostam de estar antenados à cultura geral, este dia remete a outro fato importante: A chegada do homem à lua. No dia 20 de Julho de 1969, a missão Apollo 11 alcançava com sucesso o seu objetivo de levar os astronautas Neil Armstrong, Edwin ‘Buzz’ Aldrin e Michael Collins até o satélite natural do nosso planeta. Foi um dia que marcou para sempre a humanidade, e todos os que já estavam vivos naquela época garantem: todos estavam ligados no rádio ou na TV aguardando esse momento especial. Até mesmo minha mãe, conta que enquanto ouvia o rádio, se escondia debaixo da mesa, de medo da lua cair!

luna-portadaApesar de não parecer, estes dois fatos estão total e completamente relacionados. Um médico argentino, o Dr. Enrique Ernesto Febbraro ficou tão mobilizado com o efeito que o homem na lua teve, que escreveu cerca de quarto mil cartas para vários países, e em vários idiomas, solicitando que este dia fosse declarado como Dia da Amizade. Segundo ele: “(o homem na lua é) um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis”.

Apesar de Em 27 de abril de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas convidar todos os países a celebrar a amizade no dia 30 de Julho, na maioria dos países da América do Sul o dia 20 de Julho é mais popular.

A Vernaculum deseja um ótimo Dia do Amigo para você e para aqueles que você ama. Curta este dia e aproveite para compartilhar estas curiosidades durante o cafezinho com os colegas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vernaculum - Todos Direitos Reservados 2019