Conteúdo: Vernaculum Dictionary

sexta-feira, maio 31st, 2019

Se você acompanha nosso Facebook e Instagram, você já deve ter visto nossos posts sobre curiosidades e vocabulário das quartas-feiras, denominados Vernaculum Dictionary. Nós criamos nosso conteúdo de forma muito dedicada e todo post é precedido por debates sobre como esse ou aquele termo pode ser útil ou interessante para nossos leitores, sejam eles outros tradutores, clientes interessados em tradução ou até mesmo professores de línguas.

Geralmente, os termos e expressões surgem em situações coloquiais, ou durante um diálogo comum, sobre outros assuntos relativos ao trabalho. Por exemplo, recentemente montamos um Dictionary, sobre o termo Scrooge (que você conferiu na quarta-feira passada, nas nossas redes sociais) e a ideia surgiu enquanto conversávamos sobre este artigo, que conta um pouco sobre a tradução do gibi do Tio Patinhas.

A partir desse momento, iniciamos uma pesquisa para tentar rastrear a origem do termo, seu uso nos dias atuais e como ele se popularizou no vocabulário inglês. Geralmente, procuramos escolher termos que não possuem uma tradução exata ou literal e trazemos como eles são utilizados ou como podemos passar a ideia na nossa língua, mesmo que não seja exatamente igual. Essa é a intenção fundamental do nosso conteúdo das quartas-feiras: alertar sobre termos profundamente enraizados em outras culturas, a ponto de não ter como reproduzirmos na nossa língua, ou, alternativamente, o exato contrário: termos que são tão comuns às culturas, que existem em várias línguas de forma igual ou semelhante.

Feito esse raciocínio, criamos o layout e o texto e publicamos, para alimentar todos aqueles que, como nós, estão curiosos para conhecer mais profundamente o que as línguas nos trazem de riquezas e conhecimentos. É sempre um prazer dividir com nossos leitores essas pequenas curiosidades, porque sabemos como é boa a sensação de achar um sentido oculto em algo que usamos de forma corriqueira ou pouco atenta. É quase como descobrir um tesouro Escondido, e retrata nosso amor pela linguagem.

Valorizar e entender profundamente a relação cultura x língua é um dos pilares da nossa empresa. Acesse nossa página e confira todo o conteúdo que preparamos para vocês!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vernaculum - Todos Direitos Reservados 2019