Coca-Cola e a importância dos Slogans

sexta-feira, dezembro 16th, 2016

A Vernaculum, como empresa de tradução, sempre destaca a importância de uma tradução de qualidade. Sempre escrevemos sobre curiosidades tradutórias de músicas, filmes e várias outras. Mas às vezes nos deparamos com adaptações muito interessantes que nos deixam pensando e nos surpreendem positivamente.
Recentemente, chegou às minhas mãos uma notícia sobre todos os slogans que a Coca-Cola já teve. Sempre com um alto apelo e sempre nos deixando com grande vontade de beber e nos refrescar. Enquanto lia a notícia, ficava me questionando sobre como eu traduziria cada slogan, até que cheguei no ano de 2016: “Sinta o sabor”.

O interessante do slogan deste ano, é que, em inglês o mesmo é “Taste the feeling”… que é exatamente coca-cola-taste-the-feelingo oposto! A frase possui um sentido muito semelhante, mas essencialmente é o oposto. Em português, nosso foco é o sabor e, em inglês, o grande foco é o sentimento, ligado ao sabor. Ambos acabam traduzindo o apelo ao sabor e aos sentimentos ligados a ele, mas com visões diferentes.

Depois de ler a notícia, fiquei me questionando sobre o porquê dessa troca tão interessante de abordagem e procurei pensar uma tradução exatamente equivalente, mais ao pé da letra: “Saboreie o sentimento”. E foi aí que entendi o motivo para a Coca-Cola ter decidido pela mudança.

Apesar da frase ser correta e com apelo tanto ao sabor quanto ao sentimento, como originalmente é a intenção, ela é longa ou, pelo menos, mais longa que “sinta o sabor”. Essa é uma questão complicada, se levamos em consideração que essa frase estará impressa em materiais e será dita em comerciais com tempo e espaço limitados. Outra questão é que a palavra “saboreie” não é tão comum e usada popularmente, então, causaria estranhamento e provavelmente não se fixasse tanto na mente do consumidor.

É nessas pequenas reflexões que nos damos conta que o trabalho do tradutor e dos publicitários não é nada fácil, porque milhares de coisas devem ser levadas em consideração. E essas reflexões sempre são legais para nos ajudar a entender melhor a comunicação que está ao nosso redor.

Notícia Original: http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2016/01/coca-cola-troca-o-slogan-e-lanca-campanha-global.html


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vernaculum - Todos Direitos Reservados 2019