COCA-CLAUS

sexta-feira, dezembro 23rd, 2016

E, só com um piscar de olhos, o mês de dezembro chegou e o Natal está chegando a uma velocidade alarmante. Para uns é bacana e gostoso comemorar com a família, para outros pode ser um pesadelo ter que correr com todos os presentes para o dia. Mas o fato é que o natal é uma festa que se reinventa e que tem um significado diferente para cada um de nós, seja lá qual for sua crença, sua religião e seus costumes.

Você sabia que as roupas do Papai Noel eram, na verdade, marrom ou verde? “Mas como foi que mudou tanto de uns tempos para cá?”, você deve estar se perguntando. Eu lhe digo apenas duas palavras, com um sabor maravilhoso e cheias de gás: Coca-cola. Já falamos sobre ela na semana passada e ela continua nos surpreendendo. Pois é, o poder da empresa é maior do que a gente imagina. Mas vamos começar pelo óbvio, vamos do início: O Papai Noel.

Dizem que a figura do bom velhinho foi inspirada em um bispo chamado Nicolau, nascido na Turquia em 280 d.C. Ele tinha bom coração, gostava de ajudar as pessoas pobres deixando saquinhos com moedas perto das chaminés de suas casas. Após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a papai-noelele, foi transformado em santo, São Nicolau.

A associação da imagem do santo ao Natal ocorreu na Alemanha e em pouco tempo espalhou-se pelo mundo. No Brasil foi chamado de Papai Noel, nos Estados Unidos de Santa Claus e em Portugal de Pai Natal. E é aqui que nossa história interessante começa: a imagem do Papai Noel, até o final do século XIX, era representada com uma roupa de inverno nas cores marrom ou verde escuro. O cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o velhinho em 1886 e ela foi apresentada para a revista Harper’s Weeklys no mesmo ano. A nova roupa era vermelha e branca, com um cinto preto.

Em 1931, uma campanha da Coca-cola mostrou o Papai Noel com as mesmas roupas criadas pelo cartunista alemão, que também eram das mesmas cores que o logotipo do refrigerante. A campanha fez um sucesso tão grande que espalhou a imagem por todo o mundo. Hoje em dia, Natal sem papai Noel não tem graça nenhuma.

Qual é a cor do Papai Noel em que você acredita? Seja lá qual for, desejamos a todos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vernaculum - Todos Direitos Reservados 2019