Bem-vindos a junho

quarta-feira, junho 15th, 2016

Junho chegou e, junto com ele, muitas comidas e bebidas gostosas, abrindo a nossa tão querida e tradicional Festa Junina. Não é fato muito conhecido que, na verdade, esta festa é de origem europeia.
O surgimento dessas festas foi no período pré-gregoriano, como uma festa pagã que comemorava a fertilidade do solo e as boas colheitas na época em que os portugueses que colonizaram o Brasil denominavam de solstício de verão. Essas comemorações aconteciam no dia 24 de Junho, nosso dia de São João. Assim, essas comemorações passaram a se chamar “Festas Joaninas”, em homenagem a João Batista, primo de Jesus que, segundo a bíblia, gostava de batizar as pessoas e purificá-las, assim, para vinda de Jesus.
Com o passar do tempo, essas festas foram se consagrando em todo o território brasilieiro, já com o nome de “Festa Junina”, mas foi no Nordeste do país que se enraizou, tornando-se parte indispensável da nossa cultura. Nessa região essas comemorações chegam a ser competitivas e duram um mês: vários concursos são realizados para eleger os melhores grupos que dançam a quadrilha – dança típica das festas juninas em que as mulheres colocam vestidos estampados e os homens vestem roupaz xadrez (geralmente brega). Essa festa atrai vários turistas, o que, por consequência, aumenta as rendas da região.
Com o passar dos anos, por não ser verão no Brasil nesta época como é na Europa, a festa ganhou um símbolo bastante característico, que é a fogueira que esquenta as pessoas que ficam a sua volta. Outras brincadeiras também entraram para a festa, como correio elegante (cartas de amor entregues por um intermediário – anônimas ou não), o casamento na roça (parte da dança), fogos de artifício, entre outros.
As comidas típicas dessa festa se tornaram presentes devido à boa colheita de milho. Com ele, pode-se desenvolver diversas receitas como bolos, caldos, bolinhos fritos, pamonha, pipoca, curau, canjica, milho cozido, etc. Só de falar já dá água na boca, não é mesmo? A Vernaculum deseja a todos uma excelente festa junina, com todas as comidas que citamos acima e muito vinho quente 😉


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vernaculum - Todos Direitos Reservados 2019