As palavras da Páscoa

quinta-feira, março 24th, 2016

 

Páscoa, o tradicional feriado comemorado em várias culturas acontece neste domingo, e é um feriado que varia muito de família para família. Alguns escolhem frequentar uma missa, outros comemoram apenas com os populares ovos de chocolate, e tem até quem escolhe comer peixe ao invés de carnes vermelhas. E não são só os costumes deste dia são muito variáveis. As palavras que se relacionam a este feriado também possuem diferentes origens e histórias. Continue lendo se quiser saber mais!

Segundo alguns registros, o termo inglês para definir o feriado, “Easter”, vem do nome da deusa nórdica e anglo-saxã Eostre que representa a primavera e a fertilidade, relacionando-se assim com o aspecto dos ovos, a vida e o renascimento. Outros dizem que o termo deriva de um feriado Latim chamado de Semana Branca (hebdomada alba) que referia-se justamente à semana da Páscoa e no qual as pessoas usavam roupa branca doada por aqueles que foram batizados nessa época. Um erro de tradução ao alemão antigo fez com que posteriormente o termo aparecesse como “esostarum” que finalmente variou para Easter.

Já o termo em espanhol “Pascua” e o francês “Pasche” vêm do termo grego e latim Pasch ou Pascha, que significa “passagem”, representando o feriado judeu em que era comemorado o êxodo do Egito. Foi nesse mesmo período do ano que Jesus morreu e ressuscitou e foi assim que um termo levou ao outro.

Migrando agora para as regiões asiáticas, que não necessariamente comemoram este feriado, encontramos um elemento de destaque para a Páscoa deste ano: o Coelho. O simpático mamífero que também está bem presente neste feriado, tem uma grande importância na mitologia chinesa, japonesa e asteca, por um motivo bem curioso: ele pode ser encontrado na lua.

Aficionados da observação do céu estão empolgados com a Páscoa deste ano, em que teremos lua cheia. As culturas asiáticas acreditam que as manchas da lua formam a imagem de um coelhinho amassando arroz em um pilão para cozinhar bolinhos. Cada mitologia tem sua explicação para o desenho do animal na lua, mas basicamente, todas tem o ponto em comum de que ele é um animal simples e solidário que acompanha os deuses ou ajuda os humanos necessitados.

Este ano, independente da forma como você encare este dia, tire um tempinho para apreciar a diversidade cultural que ele envolve. E, claro, aproveite para comer bastantes chocolates e desfrutar com seus entes queridos. Happy Easter to you all!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vernaculum - Todos Direitos Reservados 2019