A Europa que vive no Brasil

sexta-feira, novembro 25th, 2016

Ontem celebrou-se nos Estados Unidos o dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving.

peregrinos_thanksgivingHistoricamente, este dia está relacionado à imigração inglesa nesse país. Os colonos ingleses, que se instalaram lá fugindo da Guerra e da pobreza que assolavam a Europa, usavam este dia para celebrar a boa colheita nesse novo local e a tradição se tornou tão popular que acabou se espalhando por todo o país e virou feriado nacional. As tradições do Thanksgiving estão relacionadas obviamente a agradecer por todas as coisas boas desse ano e compartilhar um jantar bem farto com a família.

Apesar do Thanksgiving não ter chegado ao Brasil, não podemos negar que a imigração europeia no Brasil teceu seus próprios costumes, principalmente no Sul do País. Historicamente, a imigração desse povos para os estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul se deu para criar aglomerados urbanos no Brasil colonial e assim garantir a soberania europeia.

Uma das principais festividades dos imigrantes alemães no sul do brasil é a Oktoberfest, que é realizada todo ano no mês de Outubro (é claro) e remete à festividade alemã do estado da Baviera, na qual no ano oktoberfest_blumenaude 1810 o rei bávaro Ludwig I comemorou seu casamento. Uma das mais destacadas do Brasil é a Oktoberfest de Blumenau que em 2009 atraiu 731.934 visitantes que consumiram pouco mais de 450 mil litros de chope. Até o nome da cidade remete à imigração alemã, já que Blumenau em alemão significa “campina florida”.

A imigração Italiana também foi bem grande na região sul, sendo as maiores representantes as cidades de Bento Gonçalves e Garibaldi, populares pela produção de vinho. Também no RS, encontra-se a cidade de Antônio Prado que, apesar de ser uma cidade bem pequena, é considerada a cidade brasileira com maior influência italiana. Ela conta com 48 construções típicas da arquitetura italiana, tombadas como patrimônio histórico.

Em menor proporção, temos também imigração eslava considerável no estado do Paraná, com colônias ucranianas, russas e polonesas.

Aproveite este fim de semana para pesquisar sobre as belezas que estes locais têm para oferecer e, quem sabe, achar o seu próximo destino de férias!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vernaculum - Todos Direitos Reservados 2019